História

A Alares, operadora independente de telecomunicações sediada em São Paulo, fornece serviços de acesso à internet via fibra óptica, assim como TV por assinatura, telefonia fixa, dados, além de diversas soluções digitais para pessoas e empresas. Reúne aproximadamente 2.700 colaboradores e atua em 228 cidades de sete estados brasileiros – São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Bahia. Tem uma rede de mais de 32 mil km de fibra óptica de alta qualidade, com cobertura de 3,3 milhões de Homes Passed, atendendo cerca de 777.000 clientes no 3º trimestre de 2024.

A história da Alares começa em 2015, quando se inicia a construção de uma plataforma consolidadora de provedores de internet no Brasil. As aquisições das empresas Multiplay e Cabo, pioneiras em suas regiões e localizadas em Fortaleza e Natal, respectivamente, deram início a essa jornada. Durante esse período, houve uma expansão significativa da rede de infraestrutura da empresa, sempre focada em fibra óptica.

Nos anos seguintes, até meados de 2021, além de projetos de expansão Greenfield desenvolvidos em regiões com alta demanda não atendida por serviços de internet banda larga fixa, a empresa expandiu suas operações para São Paulo, Minas Gerais e Bahia, com a aquisição de 10 novos provedores regionais de internet.

Em 2021, sob o nome de Grupo Conexão, a Alares passa a ser controlada pelo fundo de investimentos americano Grain Management. Fundo esse que possui ampla experiência e foco em investimentos voltados para telecomunicações e tecnologia.

Sob novo controle, 2022 foi um ano de grandes transformações, marcado pelo foco da empresa na integração de suas operações, incluindo a mudança da marca Grupo Conexão para Alares, a simplificação societária e significativos ganhos de eficiência. Além disso, a chegada do novo controlador e o processo de integração não pararam o processo de expansão da Alares; durante esse período, foram adquiridos 2 novos provedores e ativos de 5 pequenos provedores regionais.

Em 2023, após ter realizado importante trabalho de integração, a Alares volta a acelerar suas atividades M&A com a aquisição da Webby, fortalecendo sua posição em São Paulo e ampliando sua atuação para o Paraná. A Companhia também continuou seu crescimento orgânico para 5 novas cidades e investiu em tecnologias avançadas como XGS-PON.

Em 2024, dando continuidade aos esforços de expansão, a Alares adquiriu a Azza, com uma base de 136 mil assinantes, a mais relevante de sua história. Esse movimento estratégico reforça a posição da companhia como protagonista na consolidação do mercado de banda larga no Brasil e evidencia sua habilidade em identificar, adquirir e integrar targets relevantes de forma ágil e eficiente.